Document Actions

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO(PROFORMAR)

Date: 2012-05-08

Inscrita como: Organização

 O Programa de Formação e Valorização de Profissionais da Educação (PROFORMAR), implementado pela Universidade do Estado do Amazonas desde 2001, é uma modalidade de ensino a distância que visa a melhorar a qualidade do ensino com a qualificação de professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Manaus e do interior do estado.

O curso tem duração de 36 meses e as aulas são ministradas para 163 turmas do interior e da capital amazonense. É oferecido apoio a deficientes visuais e auditivos, por intermédio de monitores e contratação de especialistas no Sistema Libras. Há também um módulo de formação de professores indígenas, que já contemplou 145 professores de etnias diferentes.

Ao conseguir diplomar 8.840 professores das redes municipal e estadual de ensino (7.150 no interior e 1.690 na capital) com o título de Licenciados em Curso Normal Superior, a Universidade do Estado do Amazonas atendeu cerca de 90% da demanda do estado e dos municípios. Isso beneficiou com um ensino de qualidade, de forma indireta, 434.550 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

O projeto possui grande abrangência e atinge todos os municípios do estado do Amazonas, com forte impacto sobre as comunidades rurais e ribeirinhas.

Coordenadora da prática: Irene da Costa Alves

 

Acesse aqui documento sobre a PROFORMAR