LÍDERES MUNDIAIS REAFIRMAM COMPROMISSO PELOS ODM
Date: 2010-09-20
Numa resolução adotada no final da reunião de alto nível para analisar os progressos rumo aos ODM, os participantes enfatizaram a importância de respeitar o acordo dos países industrializados para alocar pelo menos 0,5% do Produto Interno (PIB) à ajuda oficial ao desenvolvimento este ano, e aumentar essa quantidade para 0,7% em 2015, ano-limite para a realização dos objetivos.
Novas abordagens
"A fim de cumprir prazos acordados, os países doadores devem tomar todas as medidas necessárias e adequadas para aumentar a taxa de desembolso de ajuda para cumprir seus compromissos atuais", diz o texto. De igual modo, apela para o reforço dos mecanismos existentes de financiamento e para a exploração de novas abordagens para a mobilização de recursos e o aumento das fontes tradicionais de fomento do desenvolvimento.
O documento também pede esforços para fortalecer os sistemas para agilizar cobrança de impostos, expandir a base tributária e evitar a evasão fiscal, a fim de levantar fundos para projetos de combate à pobreza e o acesso à saúde e a outros serviços básicos.
Responsabilidade de cada país
Além disso, a resolução lembra que cada país é responsável pelo seu próprio desenvolvimento, o que incentiva os governos a implementar estratégias adequadas à sua situação particular e insta o sistema da ONU para apoiar estes planos.
O texto também destaca a necessidade de reformar e modernizar as instituições financeiras internacionais a serem mais bem preparados para evitar emergências econômicas e responder a elas, além de melhor atender as necessidades específicas e aumentar a participação dos Estados-Membros.
Ele também salienta a importância do comércio como motor do crescimento econômico e argumenta que é um motor para alcançar as Metas do Milênio.