19.07.2012 - Novos dados sobre ODM no Distrito Federal
Date: 2012-07-19
Os indicadores integram o quarto volume da publicação Demografia em Foco, que analisa os índices de mortalidade no período de 2000 a 2010. O estudo constatou, por exemplo, tanto no DF como na AMIB, que os homens morrem mais precocemente que as mulheres, sendo que esses diferenciais foram maiores na AMIB. A AMIB é formada pelos municípios de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás.
O estudo da mortalidade é importante na medida em que possibilita conhecer e acompanhar as mudanças epidemiológicas de uma população, além de contribuir para a formulação de políticas públicas para a área de saúde. Para a construção dos indicadores, a Codeplan utilizou os dados sobre mortalidade, coletados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM, do Ministério da Saúde).
O estudo observou diferenças entre os grupos de causas de morte nas regiões: no Distrito Federal o grupo de doenças do aparelho circulatório foi o principal grupo de morte em todo o período; na região da Área Metropolitana Integrada de Brasília (AMIB), o principal grupo de morte foi o das causas externas.
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou na úlitmar nesta quarta-feira (18), dados sobre mortalidade no Distrito Federal e região metropolitana. Os indicadores integram o quarto volume da publicação Demografia em Foco, que analisa os índices de mortalidade no período de 2000 a 2010.
www.codeplan.df.gov.br