18.09.2012 - Município de Ubiratã-PR realiza 1ª Edição do Prêmio ODM
Date: 2012-09-18
A cidade paranaense de Ubiratã esteve em festa na última sexta-feira (14/09), quando a Administração Municipal, reconheceu e premiou organizações sociais, empresas e cidadãos do município, por desenvolverem boas práticas em prol do alcance dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O evento foi realizado em parceria com a Organização Mundial da Família, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEPR) e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Trata-se do 1º Prêmio ODM de Ubiratã, idealizado pelo município e inspirado no Prêmio ODM Brasil, cuja 4ª Edição ocorreu no Palácio do Planalto no último dia 30 de maio/2012. A 1ª edição do Prêmio ODM Ubiratã entregou 43 troféus e certificados, reconhecendo organizações sociais, empresas e pessoas do município que se destacaram por seus projetos e ações humanitárias para o alcance dos Objetivos do Milênio.
Participaram do evento pelas instituições parceiras: a presidente da Organização Mundial da Família (WFO), Dr. Deisi Noeli Weber Kusztra; a Secretária Nacional de Mobilização do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), Maria Aparecida Zago Udenal (Cidinha), que representou também a FIEPR e o Assessor de Projetos Especiais – ODM, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laurêncio Körbes.
“Ubiratã é um exemplo de engajamento com a plataforma dos ODM. Suas organizações sociais, empresas e pessoas nos mostram que para melhorar o lugar onde vivemos não é preciso esperar ações apenas do poder público”, declarou a presidente da WFO.
A Secretária Nacional de Mobilização do MNCS, que também é coordenadora do Núcleo Estadual ODM/ Nós Podemos Paraná, ressaltou que Ubiratã está de parabéns, porque tem na administração municipal uma equipe que percebe a importância de se aplicar políticas públicas com base na plataforma dos ODM para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente, por utilizar contratos de gestão voltados aos ODM, em que todas as secretarias da administração comprometem-se com o alcance dos Objetivos do Milênio.
Laurêncio ressaltou que Ubiratã já é referência nacional como boa prática de municipalização dos Objetivos do Milênio e que a experiência está sendo divulgada como modelo. “Sempre que possível apresentamos nos seminários as ações deste município como exemplo de boa prática para municipalizar os ODM no país, pois sabemos que são iniciativas de grande alcance, de baixo custo e que facilmente são replicáveis nos municípios”.
No mesmo dia 14/09, pela manhã, Cidinha e Laurêncio participaram ainda do evento Diálogo sobre Responsabilidade Social Corporativa, na cidade de Cascavel, organizado pela Federação das Indústrias do Paraná – FIEPR, onde foi discutida a importância do engajamento do setor produtivo no cumprimento das Metas do Milênio. O evento reuniu mais de 60 dirigentes de empresas de pequeno, médio e grande porte da região oeste do Paraná.