19.03.2012 - Movimento Nós Podemos Goiás reúne-se no IDTECH
Date: 2012-03-19
Assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República participou do Encontro, que também reuniu entidades do terceiro setor, representantes dos governos municipal e estadual nesta terça-feira, dia 13
A primeira reunião do Movimento Nós Podemos Goiás de 2012 ocorreu nesta terça-feira (13/4) na sede do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Cerca de 30 representantes de entidades do terceiro setor e dos governos federal, estadual e municipal estiveram presentes no encontro, que discutiu a composição da equipe da coordenação e o planejamento de ações em prol dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) no estado.
De acordo com o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o foco dos trabalhos será em torno da municipalização dos ODM.
"O município é onde o cidadão está. Quando acontece um problema, é na porta da prefeitura que ele bate. Por isso, o desafio é disseminar os ODM nas prefeituras e fazer com que a sociedade se engaje em algum projeto para atingir as metas do milênio", disse o assessor Ubirajara Augusto. O processo de municipalização é uma proposta que os movimentos de todo os estados estão trabalhando. O Nós Podemos Goiás já entrou em contato com algumas cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, mas ainda está caminhando para a efetiva implantação das metas. "Os ODM servem como indicadores para as prefeituras", conclui.
O gerente de articulação do Gabinete de Gestão e de Interlocução com os Movimentos Sociais do Governo de Goiás, Felippe Jorge Kopanakis, colocou o gabinete à disposição para o trabalho de articulação com os municípios.
"Independente de siglas partidárias, podemos ajudar no sentido de disseminar as informações a respeito dos ODM", disse. Ele sugeriu ainda que, como é ano de eleições, o movimento Nós Podemos elaborar uma carta de compromisso para os candidatos assinarem e que o documento seja registrado em cartório.
Dando continuidade à pauta da reunião, a secretária-executiva do movimento, Dora Rodrigues, deu abertura para que os interessados em fazer parte da equipe de coordenação se manifestassem. O gerente do Idtech, Alexsandro Lima, colocou a instituição e a sua estrutura à disposição. "Como organização social, nossos projetos são voltados para o cumprimento dos objetivos do milênio e por isso podemos contribuir, desde que com a ajuda de todos os membros, com a coordenação executiva", disse. Com o interesse de outras entidades, a coordenação provavelmente será colegiada.
Para decidir o papel das entidades e dos voluntários no movimento Nós Podemos Goiás, haverá uma reunião na próxima terça-feira, dia 20, também na sede do Idtech, às 8h30. Somente os interessados em participar diretamente da coordenação foram convocados: Idtech, Consciente Construtora, Oscéia, Realize Consultoria, Acieg, Associação da 3ª Idade Flor do Cerrado, Assuma, Amma e PUC- Goiás. A Caixa e o Banco do Brasil são parceiros nacionais do movimento e continuarão fazendo parte da coordenação.