29.04.2013 - Sociedade civil e governo engajados em prol dos Objetivos do Milênio
Date: 2013-05-29
Seminário de lançamento do Prêmio ODM Brasil destaca a importância da gestão participativa na superação de desafios
Na manhã desta quarta (29/5), representantes do Governo Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da sociedade civil participaram do seminário de lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, realizado no Salão Branco do Palácio do Buriti.
Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), o seminário trouxe dados sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Distrito Federal, na Região Metropolitana e no Brasil. Além disso, informou os critérios para inscrição no Prêmio.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, lembrou a importância da participação social e da governança participativa para atingir as oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para o ministro, governo e sociedade civil devem trabalhar em conjunto.
“O grande objetivo dos ODM é, de fato, termos a consciência de que a mudança real de uma sociedade não se faz por obra só de um governo ou só da sociedade, mas dessa junção. Se não houver uma sociedade engajada na sua generosidade e um governo que apoia, que abra espaços, que traga recursos, que realize parcerias, nós não faremos essa mudança”, explicou.
O governador Agnelo Queiroz participou da cerimônia e apresentou dados sobre os ODM no DF, como mortalidade infantil, frequência escolar e taxa de alfabetização, que, em 2010, era de 99,2 entre pessoas de 15 a 24 anos. Esse índice demonstra analfabetismo inferior a 1%, atingindo, portanto, o ODM 2: atingir o ensino básico universal. No entanto, o governador afirmou que a meta, agora, é a erradicação do analfabetismo no DF.
“Com o nosso programa de alfabetização, queremos ser a primeira capital do Brasil como território livre do analfabetismo”, declarou. Agnelo lembrou ainda que, com a construção das novas creches e a expansão da educação integral para todas as modalidades de ensino, o DF poderia atingir essa meta rapidamente.
O governador citou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF) como um importante articulador para atingir os ODM e a Secretaria de Transparência como referência nacional na disponibilização de dados públicos.
Exemplo mundial
O representante residente do PNUD/ONU em Brasília, Jorge Chediek, ressaltou que o Brasil é um exemplo internacional de que é possível atingir os ODM. “O país assumiu essa agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e transformou isso em uma agenda pública; não só do governo, mas da sociedade”, disse.
“O país é reconhecido internacionalmente como um modelo, não só pelo fato de ter atingido a maioria dos Objetivos, mas também porque o governo e a sociedade brasileira estabeleceram desafios além dos ODM”, complementou.
Jorge Chediek referiu-se ao fato de que o objetivo prioritário é “acabar com a fome e a miséria”, reduzindo os índices ao menos pela metade. O Brasil já ultrapassou essa meta, e, com o programa Brasil Sem Miséria, pretende erradicar a extrema pobreza.
Ulisses Riedel, coordenador do Núcleo dos Objetivos do Milênio do Distrito Federal e articulador da Região Centro-Oeste, comemorou a redução nos índices de extrema pobreza, e agradeceu ao engajamento de todos nesse sentido.
Já Wagner Caetano, secretário nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, reiterou que a os ODM devem ser atingidos até 2015, e que o Brasil tem possibilidades reais de cumpri-los.
“Com governo e sociedade civil trabalhando juntos vamos criar as condições para atingir os Objetivos e iniciarmos novas metas de desenvolvimento a partir de 2015”, disse, ressaltando que o maior desafio do ODM neste momento é sua municipalização.
As inscrições no Prêmio ODM Brasil vão até o dia dois de agosto pelo site: www.odmbrasil.gov.br. Dúvidas e mais informações, pelo telefone: (61) 3411-3411.
Fonte: www.cdes.df.gov.br