Você está aqui: Entrada Notícias 2013 Maio 29.05.2013 - DF se aproxima de cumprir Objetivos do Milênio
Acções do Documento

29.05.2013 - DF se aproxima de cumprir Objetivos do Milênio

Date: 2013-05-29

Os investimentos realizados no Distrito Federal em educação, transferência de renda e em áreas essenciais colocaram a região mais próxima de atingir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio até 2015 - estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

29.05.2013 - DF se aproxima de cumprir Objetivos do Milênio

Foto: Agência Brasil

"O GDF tem todas as condições de chegar ao 1º lugar (entre os estados) em todos os níveis (estabelecidos pela ONU)", destacou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante Seminário Estadual de Lançamento da 5ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil).

"Vejo o compromisso do governador Agnelo Queiroz e de sua equipe para melhorar a condição social do DF, que hoje é uma das unidades da Federação com os melhores indicadores (para atingir as metas)", disse o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek.

O ODM Brasil, criado em 2004 pelo governo federal, premiará, em 2014, 30 práticas bem-sucedidas de prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance das metas, chamadas no Brasil de 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre elas, Igualdade entre sexos e Valorização da mulher e Reduzir a mortalidade infantil. 

Também estão inclusos na lista de objetivos Melhorar a saúde das gestantes, Combater a Aids, a malária e outras doenças; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento; Acabar com a fome e a miséria; Educação Básica de qualidade para todos e Sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

INVESTIMENTOS - Em 2010, apenas 1,6% dos domicílios do DF estava em extrema pobreza (com renda de até R$ 70 mensais por pessoa), e o programa DF Sem Miséria, lançado nesta gestão, complementa a renda das famílias que já recebem o auxílio do Bolsa Família para que a situação seja completamente erradicada no DF.

Além disso, até aquele ano, 4,4% das crianças com menos de 2 anos, atendidas pelo programa Saúde da Família, estavam desnutridas, o que foi reduzido para 0,1% em 2012.

"O DF tem avançado para cumprir com os objetivos do milênio, principalmente, com programas de transferência de renda e combate a fome, e nós destinamos R$ 7,6 bilhões do orçamento do GDF para chegar a essas metas", ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

Nos quesitos Educação básica de qualidade para todos, o analfabetismo entre pessoas de 15 a 24 anos chegou a menos de 1% em 2010. A frequência escolar também aumentou em todos os níveis, principalmente entre crianças de 4 e 5 anos –que passou de 54,6%, em 2000, para 84,9%, em 2010–, e o GDF construirá 112 creches até o fim de 2014 para beneficiar todas as faixas etárias.

Outro resultado no DF foi quanto à Sustentabilidade ambiental e qualidade de vida, que registrou, em 2010, 95,1% dos domicílios com acesso à rede geral de água e 88,9% com esgotamento sanitário adequado.

Fonte: Site do GDF