29.05.2013 - Governo do Maranhão anuncia criação de prêmio estadual para alcançar Objetivos do Milênio no estado
Date: 2013-05-29
O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira, declarou nesta terça-feira (28/5) que o governo estadual vai criar um prêmio para incentivar ações, programas e projetos que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no estado. O anúncio foi feito durante o Seminário Estadual de Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS).
O vice-governador destacou que o Prêmio Estadual dos ODM será integrado ao Prêmio Fapema, que é promovido anualmente pelo estado. “O governo, por meio da Vice-Governadoria, está integrado para colaborar para que os ODM estejam em todos os municípios maranhenses. Por isso, precisamos fortalecer a municipalização, apoiando e orientando a implantação de núcleos municipais e estimulando-os através de uma premiação estadual”, ressaltou.
Além de Ana Túlia de Macedo, que representou a Secretaria-Geral da Presidência, também participaram do lançamento do 5º Prêmio ODM a secretária de Cultura do Maranhão, Olga Simão; a diretora da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Michele Lessa; o secretário-adjunto de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Kleber Gomes; e o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Ney Jeferson, entre outros.
Cuidando do Futuro – Projeto premiado no ODM Brasil
Durante o seminário, o governo do estado lançou um livro organizado pelos professores Tião Rocha e Cristina Loyola sobre o projeto “Cuidando do Futuro”, criado pelo governo com o objetivo de reduzir a mortalidade de recém-nascido com até 27 dias de vida no Maranhão. O projeto, que reduziu em 10% a mortalidade materna no estado, foi premiado e destaque em 2012 pelo Prêmio ODM Brasil, por atuar no fortalecimento das competências familiares, bem como na qualificação profissional, capacitando todos os atores sociais (médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, parteiras leigas e integrantes da comunidade) como educadores sociais.