Você está aqui: Entrada Notícias 2013 Maio 24.05.2013 - Salvador sedia Seminário sobre a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil
Acções do Documento

24.05.2013 - Salvador sedia Seminário sobre a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil

Date: 2013-05-27

Aconteceu nesta quinta-feira (23/5), em Salvador (BA), a solenidade de abertura da 5ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Seminário foi realizado no Salão de Eventos da Casa do Comércio (Senac), e contou com ampla participação de instituições e das comunidades de Salvador e também de diversos municípios do estado, estes representados especialmente por membros do Ministério Público.

Para Wagner Caetano, Secretário Nacional da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio ODM Brasil ajuda a valorizar as ações e práticas da sociedade civil e dos governos municipais. "Não é um compromisso de governos, mas de toda a sociedade. As políticas públicas são um dever do Estado, mas a sociedade deve acompanhar e participar desses processos", afirmou Caetano.

Representantes da Odebrecht e da Rede Pangea apresentaram os projetos vencedores de 2007 e 2011. Odilon Faccio, representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, finalizou o Seminário apresentando dados de melhoria de alguns ODM no estado e alertou que ainda há muito o que fazer para que sejam superados os desafios na Bahia.

As inscrições para o Prêmio são gratuitas e devem ser realizadas unicamente pelo site www.odmbrasil.gov.br até dia 2 de agosto. Do total de projetos inscritos, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um troféu no Palácio do Planalto em Brasília, além de reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM.

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos.

Os projetos serão escolhidos de acordo com os seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM, impacto no público atendido, potencial de replicabilidade, participação da comunidade, existência de parcerias, articulação e integração com outras políticas públicas.

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004, com o intuito de estimular experiências de organizações sociais e prefeituras para o alcance dos objetivos. Em quatro edições do prêmio, foram inscritos 5.097 projetos.

Fontes: http://www.ciiiap.org.br/node/396 e http://www.upb.org.br/uniao-dos-municipios-da-bahia/informativos-e-noticias,