Você está aqui: Entrada Notícias 2013 Junho 11.06.2013 - Assembleia de Minas lança movimento por mais qualidade de vida para idosos
Acções do Documento

11.06.2013 - Assembleia de Minas lança movimento por mais qualidade de vida para idosos

Date: 2013-06-11

11.06.2013 - Assembleia de Minas lança movimento por mais qualidade de vida para idosos

Willian Dias

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), entregou, nesta terça-feira (11/6/13), ao secretário nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira, um pedido para que a presidente Dilma Rousseff defenda, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), a aprovação do “9º Objetivo do Milênio”, que consiste em “melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas”. A solenidade, realizada no Plenário da Assembleia, marcou o lançamento do Movimento Idade com Qualidade, que tem a missão de envolver toda a sociedade na defesa de melhores condições de vida para os idosos.

Dinis Pinheiro destacou que o documento tem “significado imensurável”, pois a população brasileira passa por um momento de envelhecimento e é necessário que o poder público implemente iniciativas para propiciar mais felicidade aos 2,6 milhões de mineiros e 23 milhões de brasileiros com mais de 60 anos de idade.

Wagner Caetano informou que o requerimento será entregue à presidente na próxima sexta-feira (14). Ele parabenizou a ALMG pela criação do Movimento Idade com Qualidade e lembrou que inúmeros programas e políticas públicas em vigor, como o Bolsa-Família, o Prouni e o Estatuto do Idoso, têm origem nos movimentos sociais. “A ALMG está em sintonia com esse processo, com inúmeras ações para ouvir a população e incluir em sua agenda de trabalho as demandas da comunidade”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Dinis destacou a importância da discussão de uma agenda de políticas públicas para os idosos. "Hoje é um dia especial, em que alavancamos uma discussão em torno de propiciar aos idosos uma vida boa, com mais qualidade. Conceder um olhar mais zeloso, com mais carinho, responsabilidade e amor a esses mais de 30 milhões de brasileiros certamente nos trará uma colheita de paz e fraternidade".

Entre as iniciativas do movimento, está a parceria com a PUC Minas para a criação do Observatório do Idoso, que vai propor ações legislativas e a produção de trabalhos acadêmicos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. A diretora do Instituto de Ciências Sociais da PUC, Jeanne Marie Ferreira Freitas, disse que entre os temas a serem abordados pelo observatório estão a saúde, a educação, a segurança e a acessibilidade.

Também presente à solenidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soar