24.06.2013 - Mogi das Cruzes reúne cerca de 400 pessoas no lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil
Date: 2013-06-24
As ações desenvolvidas pela cidade de Mogi das Cruzes em prol dos ODM trazem uma novidade: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão sendo trabalhados no âmbito da rede municipal de ensino, ou seja, todos os equipamentos públicos da área educacional estão desenvolvendo iniciativas com essa temática.
O exemplo mais significativo dessa parceria foi o elevado número de educadores no seminário de lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que reuniu cerca de 400 pessoas da cidade na última quinta-feira (20/6), grande parte delas eram professoras e diretoras de escolas.
O secretário nacional de Relações Político-Sociais, Wagner Caetano, que participou do seminário, destacou a importância do Prêmio como fator de mobilização da sociedade e a necessidade de os municípios brasileiros implantarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para que o estado brasileiro possa cumprimento e superar as metas até 2015.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O secretário de Meio Ambiente, Romildo Campello, destacou que em Mogi existem várias ações em andamento que contemplam os ODM e informou que a Prefeitura está intensificando iniciativas com a finalidade de alcançar todas as metas propostas pela ONU. A secretária municipal de Educação, Rose Roggero, e o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes, também prestigiaram o seminário. O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi representado por Nancy Alemany, o Núcleo Estadual por Nina Orlow e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por Eduardo Gutierrez.
Mogi e o Alto Tietê, como o município de Salesópolis, já deram início aos trabalhos com os ODM. No dia 1º de março deste ano, os Objetivos do Milênio foram apresentados ao prefeito Marco Bertaiolli. Já no dia 22 de março, em reunião realizada na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), foi criado o Núcleo Regional dos ODM, com a participação de representantes das Prefeituras de Mogi das Cruzes, Suzano, Arujá, Guararema, Salesópolis e Itaquá, além da Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat). O núcleo fará estudos sobre os indicadores dos municípios e está trabalhando para que eles se enquadrem nos propósitos definidos pelos ODM.
Os ODM foram definidos no ano 2000 pela ONU e visam reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas, com metas a serem cumpridas até 2015. Os objetivos são acabar com a fome e com a miséria; proporcionar educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estimular o trabalho para o desenvolvimento.