01.07.2013 - No Piauí, prefeituras e entidades buscam atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Date: 2013-07-01
Cerca de vinte prefeituras do Piauí e diversas entidades do Estado participaram nesta sexta-feira (28) do Seminário de Divulgação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil. O evento é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com forte apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
A solenidade de lançamento do Prêmio aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI). Presente ao evento o prefeito de Beneditinos, Dr. Aarão Mendes, destacou a necessidade que os municípios têm de promover a melhoria de vida da população. “Estamos alinhados com os Objetivos do Milênio. Sou prefeito pela segunda vez e buscamos promover melhorias na saúde, educação, natalidade, redução da pobreza, em fim, os aspectos que são premiados pelos ODM”, relata.
O assessor da Presidência da República, Maurício Dutra, explica que o Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por organizações da sociedade civil e de prefeituras.
“Nesta 5ª edição serão selecionadas 60 práticas e, destas, 30 serão premiadas, desde que obedeçam aos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas”, esclarece o assessor.
Para o presidente da APPM, Arinaldo Leal, são louváveis ações como essa que premiam as boas práticas dos municípios do Piauí e do Brasil. “Vivemos em uma guerra diária para promover a melhoria das condições de vida de nossos cidadãos e sermos premiados por uma área em que nos destaquemos, só traz mais incentivo”, disse.
As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil são gratuitas e estão abertas desde 9 de maio e terminam em 2 de agosto. Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.
Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br.
Os ODM contemplam direitos básicos de cidadania e tratam de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida. São eles:
· Acabar com a fome e com a miséria;
· Educação básica de qualidade para todos;
· Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
· Reduzir a mortalidade infantil;
· Melhorar a saúde das gestantes;
· Combater a Aids,a malária e outras doenças;
· Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
· Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
Municípios que participaram do lançamento do Prêmio:
Anísio de Abreu; Beneditinos; Canavieira; Pau D´arco; Pio IX; Regeneração; São João da Serra; São Joao da Varjota; São Julião; São Miguel do Fidalgo; Simplício Mendes; Teresina; Vila Nova.
Fonte: Associação Piauiense de Municípios