15.07.2013 - Rondônia recebe a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil
Date: 2013-07-15
O governo de Rondônia , por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), abriu nesta sexta-feira (12/7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil –Rondônia , em Porto Velho, o Seminário de Divulgação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, evento coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Participaram do evento, representantes da sociedade civil, organizações sociais, estudantes, movimentos sociais e sindicalistas.
Na ocasião, o secretário da Seas, Márcio Félix, abriu o seu discurso falando sobre a importância de reconhecer práticas bem-sucedidas. "Rondônia está contribuindo muito com o desenvolvimento do país. Temos iniciativas de grande potencial. Acredito ser de extrema importância o Prêmio Objetos do Milênio. Para se ter uma ideia, hoje temos o maior plano de habitação do Estado. É o rondoniense conquistando a casa própria. Uma moradia com dignidade, saneamento básico, educação, segurança e transporte. O governo está focado para proporcionar qualidade de vida aos rondonienses", enfatizou o secretário.
Segundo Márcio, o governo de Rondônia já entregou 1.200 casas na área urbana, 1.090 na zona rural e estão sendo construídas mais sete mil e nos próximos dias será assinado o contrato para mais de oito mil casas em Porto Velho e outras 1.490 nos municípios com menos de 50 mil habitantes. "É o fortalecimento de melhoria da qualidade de vida dos rondonienses. O Prêmio objetiva reconhecer os esforços feitos pelas prefeituras, organizações da sociedade civil para o alcance dos ODM. E o governo está trabalhando em parceria com todos esses segmentos", explicou Márcio.
Inscrições
As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil são gratuitas e estão abertas desde 9 de maio e terminam em 2 de agosto. Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.
Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014. Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br.
Fonte: Assessoria da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas)