19.07.2013 - Apoio à municipalização dos ODM marca seminário em Recife
Date: 2013-07-19
Embaladas pelo som de violinos e violoncelos da Orquestra Cidadã Meninos do COC, mais de 150 lideranças sociais e políticas se reuniram nesta quinta-feira (18/7) para participar do seminário de lançamento da 5ª. edição do Prêmio ODM Brasil em Recife. O evento foi marcado pela expressiva adesão à municipalização dos ODM, por meio de compromissos públicos de apoio a essa estratégia assumidos por parceiros como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, além da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Com a intenção de ajudar o Brasil a cumprir as Metas do Milênio, esses parceiros se comprometeram a apoiar seminários e encontros no interior de Pernambuco, com a finalidade de disseminar os ODM e ganhar a aderência de prefeitos e prefeitas para essa causa. A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, assinou o Termo de Adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e já iniciou o processo de implantação dos ODM em seu município. São exemplos como esse que os parceiros querem ver refletidos em outras cidades.
A assessora Dorian Vaz, que representou a Secretaria-Geral da Presidência da República, ressaltou a importância da presença de tantas lideranças no evento e reconheceu que o sonho comum de melhorar a qualidade de vida das pessoas é o que motivou a expressiva participação no seminário. Segundo ela, trabalhar com os ODM significa também mudar as estruturas constituídas, “mas, para além disso, tem que haver outra transformação, que é de valores. E os ODM nos dão a certeza de que a fraternidade e a solidariedade são os principais valores que determinam as nossas atitudes”. Ela destacou, ainda, a importância de as prefeituras se unirem em torno das Metas do Milênio para a construção de um mundo mais justo e mais equânime.
Com o mesmo propósito, a prefeita Débora também ressaltou a importância de levar os ODM para os municípios. “É muito importante que os ODM cheguem a cada município. A relação direta do cidadão com os governantes se dá nas cidades e é nas cidades que a vida acontece”, enfatizou. Ela conclamou outros prefeitos e prefeitas a também aderirem à causa dos ODM.
Inalda Béder, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, ressaltou a interação entre o Estado e a sociedade civil como condição essencial para colocar o Brasil em condições confortáveis em relação ao cumprimento das metas. “Temos a compreensão de que a implantação dos ODM não pode ser uma tarefa apenas dos governos, a participação social é fundamental para isso”.
Na mesma linha, Maria Brassan, do Núcleo Nós Podemos/Pernambuco, falou sobre a experiência de mobilização no estado e ressaltou a importância da adesão de novas entidades e lideranças ao Núcleo para enfrentar os novos desafios, entre eles a municipalização. “Aqueles que desejarem serão muito bem-vindos. Precisamos nos fortalecer para conseguir implantar os ODM em grande parte dos mais de 180 municípios pernambucanos”, conclamou.
A representante do PNUD, Maria do Carmo Rebouças, apresentou um panorama dos ODM no mundo e enfatizou que os resultados conquistados pelo Brasil são referenciados pela ONU com exemplo a ser seguido por outros países.
O evento contou com a participação de Goreti Aquino, secretária executiva da Amup, Antonio Costa Barbosa Junior, do Banco do Brasil; Reginaldo Albuquerque de Limaverde, do Banco do Nordeste, Denis Mendes de Melo, da Caixa Econômica Federal. Também participaram: Ubirajara Augusto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e os prefeitos dos municípios de: Paudalho - José Pereira de Araujo; Lagoa do Carro – Severino Gerônimo da Silva; Ibimirim – Jose Adalberto da Silva; Lagoa dos Gatos – Verônica de Oliveira Soares; Taquaritinga do Norte – José Evilásio de Araujo; Primavera – Severina Moura; Chã Grande – Daniel e a vice–prefeita de Igarassú – Elcione Ramos.