Você está aqui: Entrada Notícias 2013 Julho 25.07.2013 - Inscrições para Prêmio ODM Brasil estão abertas até dia 2 de agosto
Acções do Documento

25.07.2013 - Inscrições para Prêmio ODM Brasil estão abertas até dia 2 de agosto

Date: 2013-07-25

Interessados devem correr para inscrever seus projetos até o dia 2 de agosto. Nas quatro edições anteriores do prêmio, mais de 5 mil iniciativas foram analisadas.

As inscrições para a 5º edição do Prêmio ODM Brasil encerram no próximo dia 2 de agosto. Entidades, empresas e prefeituras ainda podem incluir suas iniciativas.

Nas quatro edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, sendo que 80 deles foram premiados. Reuniões de lançamento estão sendo promovidas em todos os estados do país para divulgar o prêmio e as cartilhas com compromissos para o cumprimennto das Metas do Milênio. Para concorrer ao Prêmio, basta preencher uma ficha de inscrição disponível no site www.odmbrasil.gov.br.
 
As inscrições são gratuitas e começaram no dia 9 de maio. O prazo termina no dia 2 de agosto. Atenção é importante seguir alguns critérios como a contribuição para o alcance dos ODM, o impacto junto ao público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade, complementaridade ou articulação e integração com outras políticas públicas. Também é preciso que o projeto exista há mais de um ano.
 
Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico no Palácio do Planalto, em Brasília e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM.

De acordo com o Secretário Nacional de Relações Políticos-Sociais, Wagner Caetano, o Prêmio ODM Brasil é uma grande oportunidade para que a sociedade mostre o que está fazendo para o alcance das Metas do Milênio.

“É uma oportunidade para que prefeituras e organizações da sociedade civil dêem visibilidade a projetos que contribuam para o alcance dos Objetivos do Milênio. Para nós, do governo federal, é uma maneira de incentivar e valorizar publicamente os esforços realizados em todo o país pela redução da fome, da miséria, da mortalidade infantil e de doenças como Aids e malária”, afirmou em entrevista à Agência ODM. “Além disso, iniciativas que promovam a igualdade entre os sexos, a valorização da mulher, a saúde das gestantes, a educação básica de qualidade, a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento do país também podem ser premiadas”.
 
Caetano explica que os projetos passam a ser utilizados como “referência” para outras organizações e gestores. A idéia, segundo ele, é servir para a “troca de experiências e iniciativas” entre as diferentes regiões do país. “ É importante destacar, ainda, que os projetos premiados passam a fazer parte de um banco de práticas, e podem servir de referência para os gestores públicos e toda a sociedade. Dá para ver, pelos projetos que recebemos, o esforço de muita gente neste país afora, e sua vontade de aprimorar os serviços oferecidos à população e ampliar o alcance de políticas públicas”, afirma. “Ver tudo isso concretizado no Prêmio ODM nos deixa muito gratificados, pois temos a certeza de que, juntos, estamos construindo um país mais justo e melhor para todos os brasileiros.”
 

Fonte: Agência ODM - Por Fabricio Escandiuzzi, em 25.07.2013