03.07.2013 - Exemplo de superação, maestro João Carlos Martins marca lançamento do Prêmio ODM em SP
Date: 2013-07-03
A 5ª Edição do Prêmio ODM tem a missão de incentivar os esforços locais nesta reta final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
• Já foram realizados 21 Seminários de Divulgação do Prêmio ODM, em 17 estados da federação;
• Mais de 5.500 lideranças comunitárias participaram dos eventos;
O lançamento do 5º Prêmio ODM em São Paulo, nesta terça-feira (02/07), foi marcado por um exemplo de superação. O maestro João Carlos Martins, um dos maiores pianistas do mundo, conduziu a abertura do evento com um solo do Hino Nacional e, acompanhado de quinteto integrante da Bachiana Filarmônica SESI-SP, a execução da música Cinema Paradiso, de Ennio Morricone. Martins, que nos últimos 11 anos passou por 19 cirurgias para se recuperar de doenças que atingiram os nervos das mãos, anunciou recentemente sua volta aos palcos, como pianista profissional.
“Na noite em que os médicos me disseram que eu não poderia mais tocar piano profissionalmente, não consegui dormir. E enquanto passeava pelos canais da TV, eu me deparei com o filme Cinema Paradiso. Essa música é muito especial para mim”, contou emocionado. Fundada por Martins em 2004, a Fundação Bachiana utiliza uma das célebres frases do maestro para denominar um trabalho de musicalização para crianças e jovens em cidades do interior e bairros das grandes capitais: “A Música Venceu...”.
A história do maestro João Carlos Martins é um símbolo concreto do que se está buscando com a promoção dos ODM. Como disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, no lançamento do Relatório ODM 2013, ontem (01/07), “objetivos focados podem fazer uma grande diferença”. É este também o propósito do Prêmio ODM e dos seminários desta 5ª Edição que vem acontecendo em todas as capitais e cidades representativas do Brasil desde maio.
“O Relatório ODM 2013, do Secretário-Geral, mostra que já conseguimos, globalmente, tirar três “Brasis” e meio da pobreza em 12 anos”, disse na cerimônia de abertura Jorge Chediek, coordenador do Sistema ONU no Brasil e representante residente do PNUD no país. “O Relatório mostra claramente que hoje temos recursos tecnológicos, técnicos e orçamentários para mudarmos o mundo de um jeito radical, para melhor. É uma questão de decisão política”, acrescentou.
A 5ª Edição do Prêmio ODM será um marco desta reta final em busca do alcance dos ODM, cuja data-limite é 31 de Dezembro de 2015. Organizações da sociedade civil e prefeituras podem inscrever seus projetos, desde que os mesmos tenham pelo menos um ano de existência e sejam inovadores, com resultados mensuráveis, replicáveis e com perspectiva de continuidade. Todas as informações sobre as inscrições, regulamentos e formulários, podem ser encontrados no site do Prêmio ODM.
O Prêmio ODM Brasil foi criado pelo Governo Federal em 2004, e é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em conjunto com o PNUD e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos. O Prêmio surgiu para incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas de prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para o alcance dos ODM. Em 2012 foi concluída a 4ª edição do Prêmio, que dialogou com mais de 8 mil lideranças durante os seminários estaduais de lançamento do Prêmio.
O Brasil já obteve conquistas significativas nas metas propostas pelos ODM. Entretanto, quando observadas as médias regionais e municipais, ainda há disparidades relevantes. Esta constatação levou os parceiros do Prêmio ODM a focar ainda mais os esforços na sensibilização e atuação dos municípios.
A municipalização dos ODM é considerada tarefa fundamental, para que todos os brasileiros e brasileiras tenham acesso aos bons resultados já alcançados nas médias nacionais. Neste contexto, a 5ª edição do Prêmio ODM cumprirá um papel importante ao destacar as iniciativas que podem servir de exemplo a todo o país e também a outras nações que também se empenham no alcance dos objetivos.
Agenda de Compromissos
Outra iniciativa para reforçar os esforços de municipalização dos ODM no Brasil é a Agenda de Compromissos. Lançado em janeiro de 2013, com prefeitos e prefeitas do país e o Governo Federal, o projeto apoiado pelo PNUD tem como objetivo ajudar no monitoramento dos indicadores e na melhoria da qualidade de vida destes municípios.
O portal permite aos governantes locais acessar informações sobre indicadores sociais e inserir seus municípios no esforço nacional para atingir os ODM. Por outro lado, o Governo Federal disponibiliza, neste mesmo portal, informações para que os cidadãos acompanhem, com transparência, os compromissos assumidos pelo seu município para atingir estes objetivos.
Fonte: PNUD