09.09.2013 - ODM: uma cartilha para as prefeituras
Date: 2013-09-09
DAIÇON MACIEL DA SILVA*
Não é novidade que muitos gestores públicos assumem prefeituras e legislaturas sem o menor conhecimento ou preparação para os respectivos cargos. A maioria trabalha sem planejamento, tentando vencer a duras penas um orçamento pequeno e engessado.
Mas aí podemos nos perguntar: existe alguma cartilha que possa ser seguida e servir de apoio para os gestores municipais? A resposta é sim. Apesar de não ter surgido com essa motivação, vejo nos ODMs (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) uma importante ferramenta na orientação dos governos para o alcance da qualidade de vida para a população mundial, resolvendo questões diretamente ligadas à miséria, à educação, à saúde e ao meio ambiente.
Os ODMs surgiram a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu oito grandes iniciativas para tornar o mundo melhor e mais justo até 2015.
Essas iniciativas são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma plataforma humanista apoiada por líderes de 191 nações, entre elas o Brasil. São eles:
1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelodesenvolvimento.
Depois de ter iniciado a implantação dos ODMs em Santo Antônio da Patrulha, vi que muitos resultados positivos foram alcançados, graças a uma metodologia que trabalha estrategicamente as políticas públicas de forma integrada. É surpreendente a produtividade alcançada quando as secretarias municipais trabalham com o mesmo foco, cuidando do cidadão desde o ventre da mãe. No entanto, ao que tudo indica, conforme alerta feito no editorial do Correio do Povo, em 16 de maio passado, as regiões e os municípios com fraco desenvolvimento não conseguirão cumprir as metas traçadas pela ONU até o prazo estabelecido, o que dificultará o acesso a recursos públicos. Por isso, a população deve cobrar de seus governantes o cumprimento dos ODMs, uma cartilha a ser seguida por todos os gestores públicos.
*Secretário-Executivo do Núcleo Estadual de ODM. Ex-Prefeito do município de Santo Antônio da Patrulha/RS.
Fonte: http://digital.correiodopovo.com.br/web/index.php