02.10.2013 - Universidade sediou o Seminário de Municipalização dos ODM em Santo Ângelo (RS)
Date: 2013-10-02
Na noite de ontem, (27/09), a Universidade Regional Integrada (URI) Santo Ângelo sediou o Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento realizado no auditório da Universidade, teve como objetivo discutir políticas públicas a fim de melhorar a qualidade de vida da população.
Estiveram presentes, o diretor-geral da URI e presidente do Corede Missões, Maurílio Miguel Tiecker, a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião, o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político Sociais da Secretaria Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen, o Secretário Executivo do Núcleo Estadual de ODM do RS, Daiçon Maciel da Silva, representando a Câmara de Vereadores, Diomar Formenton, o coordenador regional da Participação Popular e Cidadã, João Fioravante e o presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Elias Adams, além de prefeitos, secretários municipais, conselheiros municipais, lideranças empresariais, universitárias e da sociedade civil.
Segundo o presidente do Corede Missões, Maurílio Tiecker, “esses momentos são muito importantes, pois reúnem lideranças de toda região para discutir e difundir o desenvolvimento”. De acordo com o Secretário Executivo do Núcleo Estadual de ODM do RS, Daiçon Maciel da Silva, o principal investimento que podemos fazer é nas pessoas e não nas obras, pois queremos uma vida mais saudável. “Gestores: invistam em pessoas”, salientou.
Já a vice-prefeita, Nara Damião, em seu discurso, destacou a importância de um sistema de gestão pública eficiente, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços para a população e ter um país melhor.
Para o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político Sociais da Secretaria Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen, precisamos pensar nos modelos de desenvolvimento que gera renda para o povo de maneira sustentável. “Aprendi que fome se combate com comida, e miséria se combate com políticas públicas”.
O assessor da Secretaria Nacional de Relações Político Sociais explicou ainda “que atualmente, em média, a situação do Brasil é confortável em relação as metas do milênio. Porém, é necessário avaliar cada cidade separadamente, pois as realidades são bem diferentes. E a municipalização tem como foco atingir as metas em cada município”. Na ocasião, oito municípios assinaram um termo de adesão e compromisso com os programas que serão implantados.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano de 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais realizadas na década de 90. Nessas conferências foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social.
A partir desses debates, a ONU criou metas com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta foi endossada por líderes de todas as nações filiadas à ONU por meio de grande pacto civilizatório, a Declaração do Milênio, que propôs um esforço coletivo pela equidade e justiça social.
Foram definidos oito objetivos, integrados por um conjunto de metas e indicadores que os países têm de cumprir até 2015. São eles: Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Fonte: www.santoangelo.uri.br