You are here: Home Notícias 2013 Outubro 10.10.2013 - Plenária apresenta trabalhos sociais e ressalta engajamento da sociedade com os ODM
Document Actions

10.10.2013 - Plenária apresenta trabalhos sociais e ressalta engajamento da sociedade com os ODM

Date: 2013-10-10

Realizada no último dia 3 de outubro, a IV Plenária Estadual do Nós Podemos SC contou com palestras e indicou as conquistas e desafios do movimento no estado. Na ocasião, foi apresentada a campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, que mostra como a união das organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos pode potencializar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios catarinenses. 

O evento teve início com a fala da diretora da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Jurema Ramos dos Santos, que falou sobre as atividades do Movimento Mundial Outubro Rosa em Florianópolis. Jurema reforçou a importância do diagnóstico e tratamento imediato do câncer de mama, tipo de câncer que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. A diretora convocou todas as organizações presentes a promover o Outubro Rosa entre seus colaboradores. 

O apresentador do programa Alô Comunidade (RBSTV), Edsoul, criticou o nome "favela" como um retrato do descaso com que a sociedade trata os bairros mais pobres das cidades. Apresentou uma entrevista inédita, que fará parte de um documentário de sua autoria sobre a violência nas favelas. No vídeo, um jovem de 19 anos conta para o apresentador os motivos que o levaram a cometer nove homicídios a partir dos 11 anos, mas também mostra seu sonho de proporcionar uma vida melhor aos filhos. Para Edsoul, a educação é a chave para reabilitar jovens como o entrevistado, cuja história sensibilizou a plateia.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) apresentou a palestra “As empresas catarinenses e os ODM: proposições e desafios”, realizada por André Gaidzinski (V.P. de Soluções Empresariais). Ele apresentou o modelo de gestão da Facisc como uma alternativa para alcançar a municipalização dos ODM no estado. André também listou mais de 10 iniciativas da federação que estão alinhadas com os ODM. Por fim, anunciou na plenária a adesão de sua organização como embaixadora do ODM 8 na campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, reforçando ainda mais o vínculo com o Nós Podemos SC. Com a Facisc, já são três os embaixadores da campanha, que conta também com a Enercan/Baesa e a Portonave. 

A palestra sobre a Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo foi apresentada por Regina May de Farias, integrante da equipe de coordenação da campanha. Foi ressaltado que 100% do trabalho envolvido é voluntário e que se pretende unir esforços de todos os setores sociais para arrecadar cerca de R$ 180 mil, que serão aplicados em oito projetos com foco nos ODM em 2014. 

No encerramento, o destaque foi a confirmação da data do III Simpósio ODM e Solenidade de Certificação ODM, que acontecerá no dia 4 de dezembro, das 14h às 18h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). 

O Movimento Nós Podemos SC (MNPSC), representa mais de 100 organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos. O objetivo do movimento é promover e valorizar ações socioambientais desenvolvidas por todos os setores da sociedade, que ajudam Santa Catarina no alcance dos ODM. O MNPSC é filiado ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o alcance, até 2015, dos oito ODM.