You are here: Home Notícias 2013 Outubro 23.10.2013 - Federação dos Municípios Maranhenses e governo do estado apoiam implantação dos ODM
Document Actions

23.10.2013 - Federação dos Municípios Maranhenses e governo do estado apoiam implantação dos ODM

Date: 2013-10-23

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o governo do estado irão apoiar o processo de implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em novos municípios maranhenses. A parceria foi formalizada esta semana durante reunião realizada entre os secretários estaduais Ricardo Archer (Assuntos Políticos), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional) e o diretor geral da FAMEM, Fredson Froz, que representou o presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar) no encontro. 

No Maranhão, cerca de 30 municípios já possuem projetos sociais e de geração de trabalho e renda, por exemplo, resultados da implantação do ODM. A meta, a partir de agora, é levar essa experiência para as demais cidades do estado e trabalhar para a efetivação da municipalização das ações. 

“A municipalização dos projetos resultantes do ODM é preconizada pela própria ONU. Os municípios são parceiros estratégicos para que as distorções sejam corrigidas, de modo a garantir que a população possa viver com mais dignidade. É no município que a vida acontece, que a cidadania é fortalecida e que os resultados das políticas públicas aparecem com mais nitidez. Por conta disso se dá a importância dos Objetivos serem municipalizados”, avaliou Fredson Froz. 

Para Ricardo Archer e Rodrigo Comerciário, somente por meio da cooperação das prefeituras será possível conceber projetos alternativos, sugeridos pelos ODM, para combater as desigualdades sociais. 

No dia 5 de novembro, o governo maranhense, com o apoio da Famem, promoverá, em São Luís, o I Encontro Sobre a Municipalização do ODM no Maranhão. A iniciativa servirá para mostrar aos prefeitos maranhenses ações exitosas, resultantes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que estão funcionando de forma municipalizada em algumas cidades do estado.

Fonte: Portal Famem (www.famem.org.br)