16.06.2014 - Criado o Núcleo Municipal ODM em Campinas (SP)
Date: 2014-06-16
No último dia 10 de junho, foi realizado em Campinas (SP) o Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com o objetivo de divulgar as Metas do Milênio estabelecidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com mais de 191 países, bem como exemplos de boas práticas e instrumentos de municipalização que contribuem para acelerar a melhoria da qualidade de vida da população e o alcance das metas nos municípios.
O seminário reuniu diversos setores da sociedade civil para criação de uma rede solidária em prol dos Objetivos do Milênio, possibilitando assim a criação do Núcleo ODM Campinas, que irá contribuir para melhoria dos indicadores sociais no município de Campinas, bem como estimular a prática dos ODM nos demais municípios da Região Metropolitana.
Participaram do evento a assessora da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miriam Salete Licnerski Barreto; a secretária-executiva do Núcleo Estadual ODM de São Paulo, Nancy Alemany; a coordenadora do Grupo de Trabalho Indicadores de São Paulo, Roberta Carvalheira; além da consultora e representante do Pnud, Haydée da Cunha Frota.
O encontro reuniu representantes do terceiro setor, da iniciativa privada e do poder executivo local, que consideraram que a formação do núcleo irá oportunizar a implantação sólida de uma rede social de articulação voltada para a melhoria da qualidade de vida local e, consequentemente, para o avanço dos indicadores ODM. A iniciativa busca trazer melhorias na qualidade de vida da população mais vulnerável do município, visto que as ações passarão a ser realizadas com articulação e visibilidade junto à efetividade de políticas públicas e projetos sociais locais, em um conceito mais profissional de atuação.
A criação do Núcleo ODM Campinas vem preencher um antigo anseio de todos os entes que estão aderindo ao movimento: poder fazer mais e melhor para quem precisa, de forma conjunta e participativa – empresas, sociedade e governo, que é a essência de uma rede social. “Juntos, nós podemos mais”, concluiu Marco Feijó, coordenador da reunião e secretário-executivo do novo Núcleo ODM.
A estruturação municipal permite ao Núcleo Estadual ter mais efetividade na coordenação do processo de municipalização dos ODM em todo o estado. “O propósito é descentralizar ainda mais nos próximos meses, para que estejamos próximos também dos municípios com grandes dificuldades de acesso”, afirma a secretária-executiva do Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade do estado de São Paulo, Nancy Alemany.
Para o Pnud, o seminário atingiu seu objetivo com a criação do núcleo ODM. O IDH de Campinas é 0,805 – o município encontra-se no grupo dos 100 municípios com melhor índice. “Contudo, é importante destacar que ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade de vida daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Além do mais, existem problemas, tais como, o avanço da Aids e da Dengue, cuja resolução está intrinsecamente relacionada à capacidade dos diversos atores sociais de se mobilizarem para atuar de forma cooperativa e solidária”, salientou Haydée Frota, representante do Pnud.
A Secretaria-Geral da Presidência da República tem como propósito para o ano de 2014 consolidar o processo de municipalização dos ODM em todo o país, compromisso assumido pelo Brasil com a ONU em 2010.
Os seminários de municipalização dos ODM são realizações conjuntas da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Também estiveram presentes no evento as seguintes lideranças: Eliomar Bertolo (Associação Proprietários e Moradores Vale das Garças); Sonia Zaia (Banco do Brasil); Vitor Mancilha (Caixa Econômica Federal); Maria Delta Ramos (Casa da Criança Paralítica); Carmen Oliveira e Marco Aurélio (CVT Tour); Antonio Deluca (DeLuca); Luccas Soares (Instituto Anelo); Roberto Almeida e Ricardo Mello (Instituto Ricardo Melo); Roberta Carvalheira e Nancy Alemany (Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade SP); Leila Sarubb (Secretaria Municipal de Educação); e José Silva (Trilhos do Jequitibá).
Saiba mais: https://www.facebook.com/pages/N%C3%93S-Podemos-Campinas/643640402395510?fref=ts