You are here: Home Notícias 2014 Junho 19.05.2014 - Criado no Mato Grosso do Sul o primeiro Núcleo ODM indígena do Brasil
Document Actions

19.05.2014 - Criado no Mato Grosso do Sul o primeiro Núcleo ODM indígena do Brasil

Date: 2014-06-02

Nesta segunda-feira, 19/05, foi formalizado no Mato Grosso do Sul o Núcleo Regional ODM Indígena Mato Grosso do Sul. Trata-se do primeiro Núcleo ODM indígena do Brasil e foi criado para tratar dos oito objetivos do milênio com foco exclusivo na população indígena sul-mato-grossense. O Núcleo possui em sua formação lideres de diversas Etnias do estado e nasceu das necessidades específicas do Mato Grosso do Sul onde está concentrada a segunda maior população indígena do País. 

Representando mais de 67 mil indígenas de nove etnias diferentes, o novo núcleo ODM e será responsável por mobilizar e articular com os governos e a sociedade ações em prol dos objetivos do milênio, tornando-se um catalisador das políticas sociais existentes, tendo como foco as necessidades da comunidade indígena.

A cerimônia de criação do Núcleo Regional ODM Indígenas do Mato Grosso do Sul aconteceu na OCA da Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande/MS, e contou com o colegiado do núcleo ODM Mato Grosso do Sul, caciques de cinco etnias diferentes, entre elas Enir Bezerra, a primeira cacique mulher de um grupo indígena no Mato Grosso do Sul, e população da região.

Estarão representando o Núcleo ODM Indígena Mato Grosso do Sul o cacique Terena Arildo Alves Alcantara, da região de Miranda/MS, como secretário-executivo, e o cacique Silvio Ortiz, da aldeia Jaguapirú de Dourados/MS, como secretário-executivo adjunto.

Indígenas no Mato Grosso do Sul - Nos últimos dez anos houve um grande avanço na qualidade de vida das aldeias do estado, mas alguns itens ainda são preocupantes como é o caso da taxa de mortalidade infantil nas aldeias indígenas de Dourados. 

Dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), divulgados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), mostram que no ano 2010 houve 32,11 mortes de crianças de até um ano de idade para cada mil nascimentos nas aldeias do município. Esse índice, que já foi de 141,56 mortes em 2000, é o dobro da média brasileira para o mesmo período, que era de 16,00 óbitos para cada mil nascimentos, conforme relatório IBD - Datasus. 

Somente na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, estão concentrados 12 mil indígenas das etnias Guarani Kaiowa, Guarani Nhandeva e Terena.

Outro problema que preocupa é a migração da população indígena para os centros urbanos, onde muitos deixam as suas terras, agravando a desagregação cultural, acelerando problemas como o desemprego, o alcoolismo e a desnutrição infantil.

Nas grandes cidades a qualidade da moradia também ocupa posição de destaque entre problemas enfrentados por índios. Mesmo com a criação de algumas aldeias urbanas, as tentativas de incorporação a conjuntos habitacionais convencionais aumentam os problemas sociais hoje enfrentadas pela população indígena local promovendo, em alguns casos, a ocupação irregular de espaços públicos.

O Núcleo está ancorado no Núcleo Regional ODM Mato Grosso do Sul e já começa com debates para a formação de colegiados nas aldeias de todo o Mato Grosso do Sul para discutirem as ações necessárias para o fortalecimento dos oito objetivos do milênio na região.