You are here: Home Notícias 2014 Junho 27.06.2014 - Apresentação do Relatório de Acompanhamento dos ODM mostra que Ceará avançou na saúde e educação básica
Document Actions

27.06.2014 - Apresentação do Relatório de Acompanhamento dos ODM mostra que Ceará avançou na saúde e educação básica

Date: 2014-06-27

Na última quarta-feira (25/6) foi realizado no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza, evento de apresentação do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os resultados mostram que ao mesmo tempo em que o Ceará avançou no setor educacional, com ênfase ao ensino médio, ainda há grandes desafios para os municípios, na questão da geração do emprego e renda. Este quadro tem uma relação com a pobreza e nível de renda da população.

Ao comentar o relatório, o coordenador-geral de Projetos Especiais ODM da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro Silva, lembrou que a primeira apresentação deste documento aconteceu em maio passado, feita pela presidente Dilma Rousseff. "Agora, é o momento de mostrarmos os resultados nas regiões e, sobretudo, discutir esses dados com a sociedade", disse.

O assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Rafael Osorio, destacou os avanços que o Ceará teve na educação básica, que a década de 1990 estava abaixo da média nacional, e agora obteve o melhor desempenho no Nordeste. Além disso, Rafael ressaltou a redução da mortalidade infantil, a qual o Ceará acompanha a média nacional. A taxa passou de 53,7 em 1990 para 17,7 óbitos por mil nascidos em 2011, com indicadores para uma redução ainda maior até 2015.

Contudo, o grande desafio encontrado pelos gestores municipais é a questão da geração do emprego e renda, como reconhece a prefeita de General Sampaio, Ediene Monteiro, que participou do evento também como diretora da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). "Nós fazemos parte de um município pequeno, então enfrentamos o grande desafio que é gerar emprego e renda", disse a gestora.

No estado do Ceará, os ODM são coordenados pelo movimento Nós Podemos Ceará. A coordenadora Eliene Brasileiro chamou a atenção para a necessidade de fortalecimento do município, a fim de que se possa atingir as metas estabelecidas globalmente.

O evento também foi ocasião para lembrar os vencedores do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil. Foram inscritos 1.090 práticas em todo o país, com 65 finalistas e premiados 30 projetos, sendo sete do Ceará. Um dos destaques foi a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), de Pentecoste, que esteve representada pelo articulador social Francisco das Chagas Ribeiro Neto.

Fonte: Diário do Nordeste