You are here: Home Notícias 2014 Junho 28/05/2014 - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil
Document Actions

28/05/2014 - Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil

Date: 2014-06-02

 

Aconteceu ontem 27/05/2014, videoconferência sobre as ações de enfrentamento pela redução da mortalidade materna, o evento ocorreu no Ministério da Saúde e contou com a participação do Sr. Arthur Chioro, Ministro da Saúde, da Sra. Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e representantes de todos os SUS estaduais por vídeo streaming. 

A videoconferência enfatizou a data de (28/05) onde se celebra o Dia do Combate a Mortalidade Materna e o Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil. Dentre os ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a redução da mortalidade materna  é a única meta que o Brasil ainda não alcançou. 

Em 1990 morriam 143 mulheres a cada 100 mil, a meta estabelecida para o ano de 2015, são 35 mortes a cada 100 mil. Em 2012 o Brasil registrou 61 mortes a cada 100 mil, o ministro Arthur Chioro destacou que uma das prioridades do governo federal é o investimento na promoção e estruturação do sistema de atenção integral à mulher. Esse é um dos caminhos para se alcançar o objetivo do milênio de redução da mortalidade materna. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2012 houve uma redução em 57% no índice de mortalidade, entretanto o desafio governamental é buscar alcançar essa meta, reduzindo 16% neste ano e mais 16% até o final de 2015. 

A ministra Eleonora Menicucci afirmou que é um grande desafio reduzir a mortalidade materna. Segundo ela, além de combater as principais causas de morte relacionadas, entre outros motivos, a problemas de hipertensão durante a gestação, síndromes hemorrágicas e deficiências cardiorrespiratórias, é preciso investir no acolhimento da mulher no sistema de saúde. Defendeu a necessidade de melhor capacitar funcionários da rede de saúde para que faça um atendimento à mulher com respeito e solidariedade.

O Governo e a sociedade civil não tem poupado esforços para que o objetivo 5 dos ODM  seja alcançado, " Juntos podemos fazer a diferença apoiando e acompanhando a implementação da políticas públicas e integrando os diferentes atores da sociedade civil no processo. Já temos constatado vários municípios que servem de referência no alcance dessa meta e na promoção da melhoria da qualidade de vida da população, é uma questão de respeito e cuidado para com a vida, afirmou a assessora técnica Miriam Salete Licnerski Barreto, que estava presente no evento. 

Participaram da videoconferência a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, a coordenadora-geral de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rurany Silva, técnicos do Ministério da Saúde, representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, da Secretaria Geral da Presidência da República e da Organização Mundial de Saúde. 

Conheça aqui o excelente trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde e a SPM em prol do ODM 5 - Reduzir a Mortalidade Materna. 

Acesse:http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-da-mulher