Amazonas
Conheça um pouco do Amazonas
O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km² e se constitui na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas. Grande parte do estado é ocupado por reserva florística e pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea.
Pertencente à Região Norte do Brasil, é a segunda unidade federativa mais populosa desta macrorregião, com 3,5 milhões de habitantes (2010), sendo superado apenas pelo Pará. Manaus, com 1,8 milhão de habitantes (2011), concentra cerca de 60% da população do estado. O Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil, se situa em território amazonense.
A partir de 1890, Manaus experimentou um grande avanço populacional e econômico, resultante principalmente da exportação da borracha, matéria prima até então exclusiva da Amazônia. Nessa época, Manaus tornou-se símbolo de prosperidade e civilização, sendo palco de importantes acontecimentos artísticos e culturais. Mas a partir de 1910, a economia do estado sofre um grande baque em função da forte concorrência da borracha da Malásia, que chega ao mercado europeu e americano com vantagem superior ao produto brasileiro.
Só em 1967, com a Zona Franca de Manaus, é que a economia voltou a crescer. O principal objetivo da Zona Franca era estabelecer incentivos fiscais para implantação de um pólo industrial, comercial e agropecuário na cidade de Manaus. O projeto foi implantado pelo regime militar brasileiro.Ao longo da década de 1990, o Amazonas destacou-se por ser um dos estados brasileiros de maior crescimento populacional e econômico.
O Amazonas tem a maior bacia hidrográfica e a maior floresta tropical úmida do mundo. O Amazonas tem 98% da sua área florestal intacta. Os governos têm procurado incentivar o desenvolvimento sustentável. A valorização do manejo da floresta como fonte de renda contribuiu para que o Amazonas enfrentasse o desafio de reduzir o desmatamento.
No estado encontram-se os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo em quantidade de ilhas, Mariuá, com 1.200, e Anavilhanas, com 400, situados no rio Negro. A confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, resulta em um fenômeno popularmente conhecido como Encontro das Águas, que é uma das principais atrações turísticas das cidades de Manaus e Parintins. O Amazonas possui uma grande Reserva Biológica inundada, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
A vasta fauna possui felinos, como as onças, grandes roedores, como as capivaras, aves, répteis e primatas. O maior desses animais é a anta e todos constituem fonte de alimento para as populações rurais. Das milhares de espécies de peixes da Amazônia, as mais exploradas são: tambaqui, jaraqui, curimatã, pacu, tucunaré, pescada, dourado, surubim, sardinha e pirarucu (bacalhau da Amazônia).
Dados gerais
Sigla: AM
Habitante: amazonense
Capital: Manaus
Área: 1 570 745,680 km²
População: 3 538 359 hab. (IBGE/2010)
Densidade populacional: 2,25 hab/km²
Situação geográfica
Localização: Região Norte.
Limites: Roraima, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Acre e ainda Venezuela, Colômbia e Peru.
Clima: equatorial
Rios principais: Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, Juruá, Içá, Uaupés e Japurá.
Número de municípios: 62
Governo
Governador: Omar Aziz - PSD
Notícias
17.12.2012 - Prefeitos eleitos no Amazonas debatem objetivos do Milênio
19.07.2012 - Nós Podemos Amazonas
Contatos
Representantes:
1.) Maria de Nazaré Corrêa da Silva
Telefone:(92)9984-3010 / (92) 3878.7723 Cml / (92) 3238-3010
E-mail: mnsilva@ue.edu.br / professoranazareuea@hotmail.com
2.) Francilene Maria Guedes
Telefone: (92) 9103 9964
E-mail: francyguedes@bol.com.br