Você está aqui: Entrada Prêmio ODM Brasil Vencedores 2ª Edição - 2007 ESTRATÉGIAS PARA ELEVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Acções do Documento

ESTRATÉGIAS PARA ELEVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Date: 2012-05-08

Inscrita como: Prefeitura

A partir de diagnósticos realizados entre 2001 e 2002, que revelaram graves problemas no que diz respeito à aprendizagem das crianças do município, a prefeitura de Sobral definiu a execução de algumas ações visando a propiciar condições necessárias para a melhoria da qualidade da rede municipal de ensino, com foco na alfabetização das crianças.

A partir de 2004, a prefeitura identificou que somente a intervenção nas turmas de
alfabetização não era suficiente para a elevação dos resultados de aprendizagem. Por esse motivo, foi implementada uma ação com o objetivo de elevar os índices dos alunos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática por meio da qualificação da aprendizagem do 1º ao 5º ano da educação básica. Essa ação é estruturada em quatro eixos: reestruturação institucional, fortalecimento da gestão escolar, potencialização da ação pedagógica e monitoramento e avaliação do ensino-aprendizagem.

Como resultados concretos da prática destacam-se a melhoria do desempenho escolar no que se refere à leitura, escrita e matemática; o aumento das taxas de aprovação e de assiduidade; além da queda nos índices de evasão.

Coordenador da prática: Julio César da Costa Alexandre