ESTRATÉGIAS PARA ELEVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Date: 2012-05-08
Inscrita como: Prefeitura
A partir de 2004, a prefeitura identificou que somente a intervenção nas turmas de
alfabetização não era suficiente para a elevação dos resultados de aprendizagem. Por esse motivo, foi implementada uma ação com o objetivo de elevar os índices dos alunos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática por meio da qualificação da aprendizagem do 1º ao 5º ano da educação básica. Essa ação é estruturada em quatro eixos: reestruturação institucional, fortalecimento da gestão escolar, potencialização da ação pedagógica e monitoramento e avaliação do ensino-aprendizagem.
Como resultados concretos da prática destacam-se a melhoria do desempenho escolar no que se refere à leitura, escrita e matemática; o aumento das taxas de aprovação e de assiduidade; além da queda nos índices de evasão.
Coordenador da prática: Julio César da Costa Alexandre