Acções do Documento

PESQUISADOR COOPERADO

Date: 2012-05-08

Inscrita como: Organização

 O projeto Pesquisador Cooperado, desenvolvido pela Cooperativa dos Pescadores e

Artesãos de Pai André e Bonsucesso (COORIMBATÁ), busca promover a articulação entre empresas, setores governamentais, comunidades tradicionais organizadas e universidade, pautando-se na lógica da sustentabilidade econômico-social e ambiental.

A Cooperativa, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estabeleceu uma forma ágil de garantir o sucesso de ações articuladas com as comunidades de baixa renda, por meio da formalização da pesquisa científica. Na Universidade, a pesquisa é coordenada por um "pesquisador cooperado", formalmente associado à Cooperativa. Esse pesquisador direciona suas pesquisas para a solução de problemas da cooperativa e também funciona como articulador para que outros setores da sociedade atuem de modo integrado na solução desses problemas.

A Cooperativa participa no apoio e na elaboração dos projetos de geração de renda e de inclusão social de entidades, governamentais ou não, visando à articulação entre os projetos.

Essa participação é feita através de fóruns e da troca de informações pela Internet. Quando concluídos, os projetos são disponibilizados para todos os interessados.
Com essa nova forma de gerir uma cooperativa foram estabelecidas novas relações de confiança entre pesquisadores, gestores públicos estaduais, municipais, empresas de comercialização, pescadores profissionais, artesanais, quilombolas, agricultores familiares e moradores da região metropolitana de Cuiabá. Essas parcerias criaram condições para a instalação de uma rede de colaboração solidária de inclusão social e de geração de renda.

Coordenador da prática: Nicolau Priante Filho
Responsável pela organização: José Rodrigues de Amorim