Acções do Documento

UM NOVO MODO DE VIVER E PRODUZIR NA AMAZÔNIA

Date: 2012-05-08

Inscrita como: Organização

Em 1984, famílias do Centro-Sul do país se mudaram para o seringal Santa Clara, na região Norte, onde viviam posseiros e seringueiros. O local foi transformado pelo Incra em Projeto Integrado de Colonização, mas as famílias continuaram sem alternativas de sobrevivência e decidiram utilizar plantas nativas como alternativa de produção. A partir da mobilização dessas famílias, foi criada em 1989 a Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca.

O objetivo da prática "Um novo modo de viver e produzir na Amazônia", desenvolvida pela Associação, é melhorar a qualidade de vida das famílias de produtores agroflorestais. Para isso, são desenvolvidas ações que visam a fixar as famílias na propriedade, diminuir o êxodo rural e o desmatamento, por meio da organização solidária e do fomento ao desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico.

O projeto contribui para a preservação do meio ambiente, a recomposição florestal do bioma da Floresta Amazônica, a melhoria do sistema produtivo agroflorestal e o manejo sustentável dos recursos naturais. Além disso, possibilita a geração de renda, o fomento ao associativismo e às parcerias e a melhoria da segurança alimentar das comunidades rurais envolvidas.

Coordenador da prática: Arnoldo Berkembrock
Responsável pela organização: Arnoldo Berkembrock