Acções do Documento

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INDÍGENA

Date: 2012-05-08

Inscrita como: Prefeitura

O Programa Municipal de Saúde Indígena, coordenado pela Prefeitura de Boa Vista (RR) foi criado há quatro anos para assegurar aos povos indígenas o acesso integral à saúde. A iniciativa reconhece a eficácia da medicina das comunidades tradicionais e o direito desses povos à sua cultura. Por esse motivo, o projeto adotou um modelo complementar e diferenciado de atendimento, feito na forma de rodízio nas comunidades,com cronograma previamente divulgado. O deslocamento das equipes é feito por meio terrestre, na Unidade Móvel de Saúde, um veículo adaptado com consultório odontológico, clínico e ginecológico, e gerador de energia, onde as equipes prestam o atendimento à comunidade no próprio local, sem que a população tenha que se locomover para os hospitais e postos de saúde de Boa Vista. São também realizadas coletas de amostras para exames laboratoriais nas comunidades.

O Programa oferece um conjunto de serviços de especialidades médicas. Na área de clínica médica são realizadas consultas de pré-natal, acompanhamento de puericultura, monitoramento dos casos de hipertensão e diabetes e diagnósticos, tratamentos ou encaminhamentos nos casos de doenças, coleta e acompanhamento de exames de câncer do colo do útero, além de ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. Na área de Odontologia são distribuídos kits contendo escova e creme dental e é feita aplicação tópica de flúor em toda a população infantil a cada três meses, além de serviços de extração e de recuperação ou restauração dentária. O programa também distribui os medicamentos prescritos pelos profissionais e fornece as orientações quanto ao seu uso correto.

A população atendida é essencialmente indígena, de todas as faixas etárias, e pertencente às etnias Macuxi e Wapixana, residentes nas 16 comunidades indígenas do município.

Somente em 2008 foram realizados 6.235 atendimentos nas diversas modalidades, incluindo 80 endoscopias, 1.800 exames de patologias clínicas, 120 ultrassonografias, 380 consultas oftalmológicas, 425 consultas especializadas e 699 exames complexos. Foram também distribuídos 200 óculos de grau.

Com o programa, a Prefeitura de Boa Vista proporcionou a melhoria da qualidade de vida dos indígenas em geral, por meio do diagnóstico e tratamento de uma série de doenças, principalmente verminoses e doenças de pele. Desde o início do projeto, houve uma redução de 65,57% nos índices de mortalidade infantil. Em 2008 foram realizadas cerca de 3,87 consultas por gestantes, quase atingindo o número de quatro consultas recomendado pelo Ministério da Saúde. Além disso, houve uma redução do número de internações de indígenas das comunidades atendidas na Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), localizada em Boa Vista.