Banco Comunitário Capivari e Moeda Social Capivari
Date: 2012-07-03
Prefeitura de Silva Jardim (RJ)
O Banco Comunitário Capivari e a Moeda Social Capivari são ações implementadas pela Prefeitura de Silva Jardim (RJ) com o objetivo de promover o desenvolvimento por meio da circulação de recursos no território municipal e consequente geração de emprego e renda.
O projeto visa ainda promover o acesso ao microcrédito, incentivando e apoiando a criação, o desenvolvimento, a sustentabilidade e a expansão de empreendimentos populares e solidários, organizados em cooperativas, associações e grupos comunitários.
Por intermédio do Banco Comunitário Capivari, a comunidade com menor poder aquisitivo tem acesso ao microcrédito, tanto para consumo como para produção. O microcrédito de consumo visa fomentar a circulação da riqueza no município, visto que a comunidade é favorecida com descontos no comércio local nas compras efetuadas com a moeda Capivari. Já o microcrédito de produção é feito em moeda corrente, a juros simbólicos, de forma a promover o surgimento de novos empreendimentos e, consequentemente, a geração de emprego e renda.
Entre os diversos benefícios alcançados com essa prática destaca-se o acesso ao microcrédito pelas pessoas que não teriam acesso por meio das instituições financeiras de crédito. Com esses financiamentos, a população aumenta o seu poder de compra, não apenas para gastos imediatos, mas para investir em alguma fonte geradora de renda. Pequenos empreendimentos já estão em funcionamento no município, inclusive com alguns empreendedores saindo da informalidade. Com o microcrédito também acontece o fortalecimento dos grupos, seja associações ou cooperativas.