Você está aqui: Entrada Prêmio ODM Brasil Vencedores 4ª Edição - 2011 Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)
Acções do Documento

Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)

Date: 2012-07-03

Instituto Ciência Hoje Rio de Janeiro (RJ)

O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) busca promover a alfabetização científica nas séries iniciais da rede pública. O projeto já beneficiou cerca de 10 mil professores e 350 mil alunos brasileiros em seus dez anos de atuação. Com o objetivo de promover mudanças na postura e no aprendizado, o projeto inclui formação docente, na qual o professor é considerado um agente transformador da educação, conquistando maior participação dos alunos em aula e incentivando a pesquisa.
Os docentes contam com o apoio da revista Ciência Hoje das Crianças, utilizada como principal instrumento de apoio às atividades de aprendizagem, o que contribui para que os estudantes e seus professores se tornem agentes transformadores da educação. Propicia também maior envolvimento e participação nas aulas por parte dos alunos e nos problemas de sua realidade, bem como o desenvolvimento da leitura e a prática da pesquisa escolar, tornando-os aptos a questionar e compreender com maior clareza a realidade em que vivem.
Nos municípios em que foi desenvolvido, o programa ampliou o conhecimento da formação básica e a assimilação de novos conteúdos, que foram transformados em novas experiências e práticas educacionais. 
Um dos principais diferenciais do programa é que o aprendizado é construído em conjunto com o estudante e está focado na comunidade onde ele vive, além de estar baseado na experimentação científica, com materiais simples, encontrados facilmente em casa. A participação familiar nas atividades escolares também cresceu, assim como a utilização de equipamentos eletrônicos e instrumentos de pesquisa científica. Além disso, ao associar e aplicar conhecimentos adquiridos na escola em seu cotidiano, as crianças vivenciam experiências transformadoras para a melhoria da qualidade de vida nas localidades onde moram